top of page

Um Dia sobre Comida...

Neste dia, 18 de Junho, comemora-se o Dia Internacional de Sushi, o Dia Internacional do Piquenique e o Dia da Gastronomia Sustentável.


Que ocasião perfeita para falar sobre comida... E eu, que para quem me conhece, sabe que adoro comer, falar sobre comida e cozinhar (embora eu seja mais de cozinhar doçaria 🤫). Para mim a cozinha tem muito para nos contar. Muitos segredos e muita história. Das coisas mais importantes de quando visitas uma cidade ou país, é experimentar a gastronomia tradicional desse local. Parece que só assim estiveste mesmo lá!


Quantos aqui são fãs de Sushi?! Eu sou e muito!!! 🍣

Ao que parece a única regra deste dia, é realmente comer Sushi. Para quem não gosta, tem um probleminha neste dia. Claro que quando fizeram o Dia Internacional do Sushi, pensaram, "Quem não gosta de Sushi, não pode ficar de parte neste dia.", então temos mais duas opções, ou o Piquenique ou a Gastronomia Sustentável. Que para mim, podemos festejar os três em conjunto. Só por si, o Sushi faz parte da Gastronomia Sustentável, e não parece nada mal, comer sentados numa toalha de piquenique, num belo jardim, num dia de sol.


Se, assim como eu, comes sushi e adoras, mas não sabes os nomes próprios dos diferentes "rolinhos", a Associação Portuguesa de Nutrição tem uma notícia com os diferentes tipos de Sushi, que eu achei muito útil.


Esta data foi criada em 2009, através da Rede Social Facebook, pelo administrador da página "Sushi", com um evento aberto a todos para comer sushi neste dia, 18 de Junho, e desde então tornou-se numa celebração mundial, com milhões de aderentes.


Neste dia, existe ainda, restaurantes de Sushi que organizam menus especiais e fazem promoções. Nada melhor para os amantes desta especialidade...


No que diz respeito aos Piqueniques, acho que é algo que está a voltar. Eu gosto muito de Piqueniques, a natureza, boa companhia (seja sozinha ou realmente acompanhada), ar puro, boa comida = Um dia bem passado!


Numa data como esta, em que o Verão se aproxima e já temos bons dias de sol, o Dia Internacional do Piquenique convida as pessoas a saírem de casa / do trabalho e a estenderem a toalha no chão para comer. Tal como eu, já ouviste falar nas típicas toalhas de mesa, toalhas de piquenique, que são aquelas toalhas super coloridas e aos quadrados. Eu não tenho uma dessas, e não sei se foi pela pesquisa sobre este dia, ou se pela vontade de fazer mais piqueniques, já fiz uma lista de coisas a comprar próprias de Piquenique. Como a típica cesta castanha! E tu, tens alguma ideia daquilo que não deve faltar num piquenique?


Para este dia, todos podem retirar um pouco do seu tempo e participar. Nem que seja na hora de almoço do trabalho, vais até ao jardim mais próximo, estendes uma toalha e comes.


Assim como na parte do Sushi, alguns restaurantes fazem descontos, na parte do Piquenique, "alguns hotéis realizam piqueniques de fim de tarde, com petiscos e iguarias diferentes do habitual. As escolas organizam piqueniques com os alunos e efetuam-se também piqueniques de caridade. Algumas empresas optam por convidar os seus colaboradores a almoçar no exterior." Não há desculpas para não fazer um piquenique neste dia. Faz uma pesquisa e descobre o que há na tua cidade, neste dia tão especial!


A palavra que usamos para definir este belo momento, piquenique, é de origem francesa.


Quanto há Gastronomia Sustentável... No fundo, é aquela que reflete o não desperdício alimentar.

Voltando à Associação Portuguesa de Nutrição, têm uma notícia no qual recomendam "25 Sugestões para uma Refeição mais Sustentável"


Dos quais eu retiro:

  • Realizar uma lista de compras e adquirir apenas os alimentos que serão consumidos.

Isto evita o desperdício alimentar, de forma que, não compramos o que não necessitamos. A comida não se estraga na nossa casa, e não se deita nada fora. E também, quem vai às compras com uma lista, não se esquece do que precisa realmente, não se perde a olhar para alimentos que estejam mais chamativos (como bolachas ou chocolates), e poupa tempo, porque se dirige exatamente para o que quer comprar;

  • Reutilizar alimentos de outras refeições como ingredientes de novas refeições.

  • Reaproveitar as sobras de refeições anteriores para uma refeição posterior.

Penso não ser a única, que na minha casa, quando chega o fim-de-semana, ou mais especificamente o Domingo, a mãe faz aquela quiche ou empadão com os "restos" da semana. Para mim é das melhores formas de combater o desperdício, e dos melhores cozinhados!

  • Minimizar as sobras das refeições, cozinhando apenas as porções necessárias para cada refeição.

  • Limitar a 1/4 do prato os alimentos de origem animal. Ocupar 3/4 do prato com alimentos de origem vegetal.

  • Limitar o consumo de carne vermelha e com maior grau de processamento.

  • Aumentar o consumo diário de leguminosas.

  • Ler e interpretar o rótulo.

Em geral, é ter um maior cuidado com a alimentação, algo que hoje em dia também se vê mais. Saber exatamente o que estamos a comer, o que contém, os benefícios e as consequências. Termos uma maior atenção à nossa alimentação, ao que nos dá força e energia durante o dia. Ao que o nosso corpo realmente precisa!

  • Utilizar a panela de pressão para cozinhar mais regularmente e economizar mais energia. Limitar o uso do forno.

  • Ferver a água num jarro elétrico é mais rápido e envolve menos custos energéticos do que aquecê-la numa panela. (Tenho feito isto há algum tempo e posso dizer que ajuda imenso e poupa muito tempo.)

  • Manter a panela tapada, enquanto cozinha e desligar o fogão pouco tempo antes do final da cozedura. (Faço isto principalmente com o arroz.)

  • Acondicionar convenientemente os alimentos (Penso que seja do senso comum.)

  • Atentar à data de validade dos produtos e acondicionar na zona frontal os alimentos com a data de fim mais próxima.

Neste caso, para quem compra só o necessário, as datas de validade poderão nunca chegar ao fim, com o alimento ainda por consumir.

  • Transportar as compras em sacos reutilizáveis.

  • Preferir embalagens familiares às individuais. Adquirir produtos avulso.

Uma boa opção também é a compra a granel. Poupa-se no plástico e vou com o meu próprio frasco buscar o que necessito.

  • Comprar a produtores nacionais sempre que possível.

  • Preferir alimentos locais e da época.

Algo que eu gosto, é a página do Instagram, To Good To Go, todos os meses coloca uma publicação "Frutos e Legumes do Mês". Sabermos aquilo que é da época, é importante para que nada se estrague e pela variedade de frutos e legumes que podemos ter ao longo do ano. Nem tudo existe na mesma época, mas essa é a beleza da alimentação.


Podes sempre passar pelo meu Instagram e ver o que tenho a dizer por lá nesta data tão apetitosa! Uma receita te espera...

Comments


Conhece a Minha História!

O meu nome é Bruna. Sou de Évora, mas atualmente vivo nas Caldas da Rainha.

 

Tenho 19 anos e uma paixão pela escrita. Terminei o Secundário no curso de Línguas e Humanidades.  

 

Adoro novos desafios! E claro, partilhar as minhas experiências com todos. Quero falar-vos um pouco de tudo: receitas, filmes/séries, livros, locais, pensamentos, no fundo o meu dia-a-dia.

 

E qual a forma mais fácil e divertida de o fazer? Criando um blog!

Podem encontrar-me no Instagram @brunaicguedelha. Seguir as minhas inspirações no Pinterest - brunaicguedelha. Ou contactar-me através do meu e-mail: brunaicg@gmail.com

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

© 2020 por Bruna Guedelha. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page